Dicas de design
Saiba o que é e como evitá-lo!
Como garantir bons resultados?
Infelizmente não existe uma fórmula pronta que se aplique para todos os projetos.
Cada layout tem características específicas e por isso é necessário analisar caso a caso. Em alguns projetos o limite são dois quadros, enquanto em outros, podemos utilizar de dez a doze quadros.
Abaixo relacionamos alguns fatores que podem contribuir para responder a esse pergunta.
1. Sentido da Animação: As imagens são animadas de acordo com o ângulo de visualização do observador, podem ser laterais: Esquerda/Direita, ou Verticais: Cima/baixo.
Trocas Laterais: Esquerda/Direita
Trocas Verticais: Cima/Baixo
Se a imagem será utilizada em Pontos de Venda, Vitrines, Estandes ou lugares onde as pessoas irão passar por ela, a animação precisa ser lateral. As animações laterais tendem a ficar com mais “Fantasmas“, por isso recomendamos o uso de dois quadros, podendo chegar a três, dependendo do layout.
Já as animações com trocas Verticais (cima/baixo), apresentam menos Fantasmas e cada quadro será visualizado com mais clareza, por isso podemos usar mais quadros.
2. Tamanho da Lenticular. Impressões menores com trocas de Cima/Baixo tendem a apresentar melhor desempenho nas animações, por isso podemos utilizar mais quadros.
3. Conceito do Layout/ Objetivo da Imagem: O que você quer Comunicar? Muitas vezes, uma troca de duas cenas terá mais impacto em sua comunicação que uma animação com vários quadros.
Imagine que você queira mostrar os benefícios de um creme dermatológico para acne. Uma troca de uma imagem de um rosto com acnes para outra cena com uma pele bonita (dois quadros), geralmente terá mais eficiência de comunicação que a mesma cena demonstrada com cinco quadros intermediários.
Com acne/Sem acne!! Pronto, a história está contada e o benefício demonstrado.
Já em outros casos, os quadros intermediários podem ser importantes para a história que você deseja contar. Como comentamos no início desse artigo, a escolha do número de quadros depende das características de cada layout e dos seus objetivos de comunicação.
Uma forma de definir o número de quadros é lembrar que quanto mais quadros você usar, menos clara e distintamente você verá cada quadro.
Se sua Animação for uma pessoa pedalando ou o vinho escorrendo em uma taça, a falta de nitidez em cada quadro não será um problema, mas na verdade, poderá ajudar a passar a percepção de movimento.
Mas, se a sua imagem for de uma frase mudando para outra, ou a cor de uma roupa mudando para outra, os fantasmas provenientes do uso de muitos frames, provavelmente serão um problema.
Sendo assim, procure usar o número de quadros realmente necessários para contar a sua história. Dessa forma, cada quadro será visto de acordo com o objetivo da sua comunicação.
E lembre-se, estamos aqui para Ajudá-lo(a)!!
Entre em contato para conversarmos sobre o que você gostaria de alcançar. Vamos orientar você para que sua animação funcione da melhor forma possível.
Com base no que aprendemos ao longo do tempo, relacionamos algumas etapas que você pode seguir para tornar suas impressões lenticulares ainda mais eficientes. Comece por aqui!
Nosso objetivo ajudá-lo(a) para garantir que suas lenticulares fiquem ótimas, por isso preparamos algumas Dicas Essenciais para você ter em mente ao criar seus layouts. Veja abaixo!